A Importância de Ensinar desenvolvendo habilidades e competências

Normalmente percebemos o ambiente educacional (escolas e universidades) como um local para a formação pessoal e de desenvolvimento profissional. Contudo, o ambiente de aprendizagem é formado por todos os locais de convívio do aluno que supera os muros das instituições de ensino.
Neste sentido, o papel do educador é despertar nos alunos iniciativas afim de desenvolverem habilidades e competências para a vida.
O mundo muda, a cultura se modifica, os conhecimentos se aprimoram... e nova cultura também modifica as formas de saberes. As transformações sociais exigem que tomemos decisões, que sejamos resolvedores e realizadores.
Todas as áreas de conhecimentos são importantes, porém os alunos não identificam isso. Muitas vezes devido a abordagem ou melhor, a metodologia, que o professor utiliza.
Desta forma as instituições de ensino assumem um papel social muito mais complexo e relevante que é o de despertar interesses de alunos que necessitam de saberes úteis através de uma metodologia prática e eficiente.
As diretrizes curriculares nacionais destacam a necessidade de centrar o ensino e a aprendizagem no desenvolvimento por competências e por habilidades.
Do dicionário, competências significa a "qualidade de quem é capaz de apreciar e resolver assuntos". E habilidades significa "1.qualidade de hábil; 2.capacidade, inteligência; 3.aptidão"
"a competência seria constituída de várias habilidades. Mas uma habilidade não pertence a determinada competência, uma vez que a mesma habilidade pode contribuir para competências diferentes" (Zacharias)
O desafio do educador é estimular o famoso CHA (conhecimentos, habilidades e atitudes) para a formação cidadã e profissional afim de capacitar o discente competente para o domínio da comunicação através da sua habilidade com a leitura e escrita (por exemplo). Da mesma forma desenvolver competências para a resolução de problemas, interpretar fatos, compreender e atuar na sociedade onde está inserido, utilizar adequadamente dos meios de comunicação, planejar e trabalhar em grupos, entre outros.
Neste sentido o educador assume um papel mais intenso pois precisa preparar as melhores condições que favoreçam o desenvolvimento de competências, respeitando valores culturais, apresentando a contextualização de conhecimentos e estratégias para o desenvolvimento de habilidades específicas.


PERRENOUD, Philipe. Construir as competências desde a escola, Porto Alegre, Artes Médicas, 2000.
PERRENOUD, Philipe. Dez novas competências para ensinar, Porto Alegre, Artes Médicas, 1999.

Janiara de Lima Medeiros (Jani Medeiros)
Gestora Empresarial
Facebook: www.facebook.com/jani.medeiros
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3544078470911638