Apresentação Pessoal

Algumas pessoas só se preocupam em causar uma boa impressao quanto a apresentação pessoal quando se fala em entrevistas de seleção.

Mas nao só nestes casos a apresentação pessoal é importante. Também no momento de atender clientes, vender seu produto ou serviço, em reuniões, atendimento a fornecedores, entre tantos!

Onde há mais de um profissional que tenham habilidades técnicas, profissionais e pessoais similares, a aparência a princípio poderá favorecer aquele que melhor se apresentar.

As organizações vêm buscando cada vez mais profissionais que se pareçam com o cargo que irá ocupar, pois competências em certos casos podem ser desenvolvidas mais facilmente em relação a uma boa imagem.

Uma boa imagem, educação e postura são fundamentais!

Vestir-se adequadamente é um reflexo de como você se porta diante das pessoas e caso esta expectativa não seja correspondida através de suas ações todo o investimento feito no vestuário cairá por terra.

Cumprimentar, sorrir, agradecer, pedir licença, desculpar-se, ajudar, saber ouvir entre outros são questões essenciais para o bom trato com todas as pessoas e não se limitam a cargos e funções de níveis mais elevados.

Boa postura e educação caminham junto com o bom gosto e à adequação no momento de vestir-se, tornam uma pessoa bem quista e com excelentes atributos para representar uma organização séria e respeitada. Não deixando de citar ainda que podem render-lhe grandes oportunidades, que é fundamental para o sucesso de uma carreira profissional.

Algumas dicas para apresentação pessoal:
- Roupa e sapatos impecáveis;

- Cuidados com a pele, mantendo-a sempre com uma aparência saudável;

- Cuidados com os dentes e principalmente o hálito;

- Manter os cabelos sempre limpos e bem cortados;

- Manter as unhas sempre bem cuidadas;

- Cuidados com seu cheiro, optar por perfumes agradáveis e adequados para o horário e nunca exagerar na dose.

- Atenção especial aos acessórios, estes devem combinar com a ocasião e não devem ser extravagantes para não chamarem mais atenção que a própria pessoa.

- Higiene é fundamental!

A construção de uma imagem ideal é simples, porém cercada de detalhes e pede manutenção e cuidados permanentes. Trata-se de um aprendizado constante que nunca deve cair no esquecimento. Tudo isso aliado às competências técnicas, profissionais e pessoais desenvolvidas fazem seu caminho rumo a ascensão de sua carreira, possibilitando suas realizações pessoais.

Janiara de Lima Medeiros (Jani Medeiros)
Professora universitária
Facebook: www.facebook.com/cursosccpi#!/jani.medeiros
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3544078470911638