Cinco dicas importantes para criar e manter uma Rede de Relacionamento

Diz o ditado que quem tem amigos não precisa de dinheiro, logo, não fica sem clientes e tampouco desempregado. Criar e manter uma rede de relacionamentos é uma ação fundamental seja para a sobrevivência do seu negócio ou expansão de suas atividades profissionais. Por isso seguem abaixo cinco dicas importantes que vão te ajudar a criar e manter uma rede de relacionamentos ativa e influente.

1. Concentre-se no tipo de valor que você pode oferecer para sua rede de relacionamento e não no que eles podem oferecer à você. Dedique uma pequena parte do seu tempo a para ser útil às pessoas da sua rede.

2. Seja ativo com sua rede de relacionamento, identifique pessoas com dificuldades cujos problemas você pode solucionar com algum serviço que você ou sua empresa ofereça. Muitas vezes as pessoas tem problemas que você pode solucionar com serviços que não te exigem investimento algum.

3. Faça a ponte entre as pessoas da sua rede. Identifique oportunidades e necessidade comum seja visto como um facilitador e uma fonte de relacionamentos.

4. Dedique-se a expandir sua rede de contatos diariamente, saia da sua zona de conforto, aproveite eventos e reuniões para fazer novos amigos e conhecer novas pessoas.

5. Não seja arrogante, mas procure ser seletivo com sua rede de contatos, é preferível ter poucos contatos com boa qualidade e que você possa dar atenção do que ter centenas de pessoas em sua lista sem que você tenha condições de exercer influencia sobre elas.

Sandro Santos
Professor, Palestrante e Parceiro do CCPI
Linkedin: http://br.linkedin.com/in/santossandro
E-mail: sandro@wtrade.com.br
CCPI - Centro de Capacitação Profissional Inteligente
www.ccpi.com.br