Especialistas x Generalistas

Analisando o mercado de trabalho é possível observarmos a exigência por profissionais especialistas focados em uma determinada profissão ou área de atuação afim de trazer soluções e oportunidades exclusivas para esta área. Por outro lado, há situações em que são necessários profissionais capacitados com visão mais ampla do negócio e experiências distintas que agregarão valor aos resultados requisitados pela organização.

Os generalistas que antes eram conhecidos como o "sabe tudo de quase nada" já foi motivo de um certo pré-conceito profissional, pois estes se desenvolvem pela ampla qualificação e experiência inclusive em diversas empresas. Este conceito antigo de profissional que mal fazia de tudo um pouco, hoje perdeu lugar para o conceito de profissional com multi talentos. Outra mudança de cenário é fácil perceber: antes valorizava-se carreira numa só empresa, hoje sabemos que o profissional que se mantém no mesmo cargo por no máximo três anos pode apresentar algo errado em termos de expectativa e resultados.

Gosto do exemplo prático: se você tiver um problema com seu computador, enviará para um especialista ou generalista? Com certeza eu chamarei o especialista neste assunto.

Outro exemplo: se a empresa necessitar de um profissional para gerir o TI desenvolvendo softwares, necessitará de profissional atualizado com todas as novidades do mercado e soluções nesta área. Porém se for necessário recrutar um profissional responsável por uma equipe para desenvolver softwares integrando as áreas de compras, financeiro e recursos humanos, além da sua especialidade também deverá apresentar ótimo relacionamento interpessoal, flexibilidade, visão, liderança e conhecimento das áreas envolvidas. Neste caso será necessário o especialista-generalista.

Ambos profissionais sempre existirão, e ocuparão a posição conforme a demanda da organização.

Também cito meu exemplo pessoal de trajetória em empresas: busquei conhecimento, aperfeiçoamento profissional, formação e experiência ao longo de mais de dez anos na área de atendimento a clientes no segmento de serviços educacionais. Me tornei especialista no assunto. Porém, por possuir experiência em instituições de ensino distintas, com culturas e metodologias diferentes, atuando em diferentes áreas, inclusive na gestão de equipes, me ofereceu uma ampla experiência na área de gestão.

Acredito que a flexibilidade para mudanças e adequação a outras realidades é uma característica forte do profissional generalista. "A Oportunidade Favorece a Mente Preparada" é o slogan do CCPI - Centro de Capacitação Profissional Inteligente, que reflete basicamente a importância de um profissional cada vez mais qualificado nas habilidades técnicas e comportais. Por isso a busca do mercado de trabalho por profissionais especialistas-generalistas, ou seja, que tenham uma visão holística da organização e do mundo corporativo; que tragam um know how de diversos departamentos, mas que simultaneamente (e conforme a demanda) possuam foco na carreira através da sua especialidade.

Janiara de Lima Medeiros (Jani Medeiros)
Professora universitária
Facebook: www.facebook.com/cursosccpi#!/jani.medeiros
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3544078470911638