Excelência no Atendimento a Clientes

Na era de maior oferta de produtos e serviços além de consumidores cada vez mais exigentes, o atendimento ao cliente torna-se um grande diferencial competitivo.
Há alguns anos falava-se de atendimento com qualidade. Hoje isso passou a fazer parte das empresas que comercializam produtos ou serviços.

Há alguns anos os clientes faziam escolhas avaliando vários aspectos tais como localização, preço, condições de pagamento, qualidade do produto/serviço. Hoje o atendimento se transformou em um diferencial competitivo extremamente relevante. Ou seja, havendo dúvida na compra de algum produto ou serviço, o critério de decisão fica por conta do atendimento.

Através do atendimento é possível perder ou fidelizar o cliente. Simplesmente atender suas expectativas ou superá-las tornando-o um multiplicador, formador de opinião e o apoiando a gerar negócios!  Por isso é fundamental que o profissional de atendimento desenvolva habilidades e atitudes necessárias para atuar de forma eficaz.

Há uma diferença entre atendimento e encantamento que faz a diferença no dia a dia. A eficácia na comunicação também é um fator fundamental e faz parte disso a desenvolver a percepção sobre as reais necessidades do cliente, bem como compreender e responder de forma  assertiva.

Ah!  Também não podemos esquecer que no atendimento onde exigem a comunicação verbal, aspectos como entonação, dicção e assertividade são fundamentais!

Todos nós em algum momento atendemos clientes, mesmo que esta não seja a nossa função na empresa. Existem clientes internos (que são os próprios colaboradores) ou clientes externos (em geral) . identificar o tipo de cada cliente, seu perfil e sua necessidade faz de você um profissional de destaque e a empresa onde trabalha, uma empresa competitiva.

Janiara de Lima Medeiros (Jani Medeiros)
Professora universitária
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