Mapeamento e Gestão de Processos

Você o que são processos organizacionais?

Processos são os instrumentos da implementação das estratégias da empresa, ou seja, das ações que a empresa precisa tomar para aproveitar oportunidades de negócios.

Podemos dizer que processos seja uma série de tarefas ou etapas que recebem insumos (materiais, informações, pessoas, máquinas, métodos) e geram produtos (produto físico, informação, serviço), usados para fins específicos, por seu receptor.

 Milhares de atividades são realizadas diariamente nas empresas, mas muitas vezes não temos a clara consciência de quais delas estão contribuindo para o sucesso organizacional ou apenas dirimindo a eficiência da empresa.

Só devem fazer parte de um processo as atividades que, de fato, auxiliam o atingimento do objetivo final da organização.

 Um dos instrumentos administrativos diante do cenário altamente competitivo é a administração de processos.

Ao mapear os processos das organizações, é possível revisar e reestruturar para que os produtos e serviços possam ser ofertados dentro de um alto padrão de qualidade, atendendo assim, as exigentes demandas do mercado.

Desta forma, ?mapear processos? significa conhecer em profundidade tudo o que é realizado por todos os profissionais de uma empresa. É verificar uma necessidade eminente de aprimorar os fluxos de trabalho das empresas de forma a maximizar a produtividade, melhorar a qualidade das entregas e padronizar a sua execução.

Se você deseja ser uma empresa competitiva ou um profissional de destaque no mercado de trabalho, é importante entender quanto ao Mapeamento e Gestão de Processos.

Janiara de Lima Medeiros (Jani Medeiros)
Professora universitária
Facebook: www.facebook.com/cursosccpi#!/jani.medeiros
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3544078470911638