Mídias Socias como ferramentas de relacionamento

O conceito de mídias sociais vem da internet e trata-se da produção de conteúdos de forma descentralizada e sem o controle editorial de grande grupos.

As "ferramentas de mídias sociais" são sistemas online projetados para permitir a interação social a partir do compartilhamento e da criação colaborativa de informação nos mais diversos formatos. Eles possibilitaram a publicação de conteúdos por qualquer pessoa.

As empresas têm usado as Mídias Sociais para se relacionar com os clientes, parceiros e funcionários, ouvir críticas e sugestões, seja de maneira direta ? através de perfis oficiais em Twitter, Facebook, Orkut ? ou através do monitoramento de menções à marca nos sites de redes sociais.

Antes de atuar nas Mídias Sociais, as pequenas, médias ou grandes empresas devem ter em mente que tipo de postura irá exercer, de que forma vai esclarecer as dúvidas e também de que maneira transformarão em inteligência competitiva as sugestões e críticas que vão surgir.

Por isso é importante que exista um planejamento bem elaborado e uma estratégia bem definida para a atuação de uma empresa nesses ambientes.

Tão importante para a empresa, é também para os profissionais. Algumas empresas já adotam o costume de verificar o perfil do profissional (funcionário ou fornecedor)  nas mídias sociais. Assim, é muito importante estar atentando a fotos, comentários, perfil descrito entre outros.

Não significa com isso que a melhor opção é evitar as mídias sociais, pelo contrário. Hoje é uma das  mais fortes conecções com o mundo pessoal e profissional.  Só informamos nas mídias sociais aquilo o que permitimos que seja visto e de conhecimento público. Assim, é importante avaliar o conteúdo que vai divulgar: trará prejuízo para a minha imagem pessoal ou profissional? Acarretará algum beneficio? Ou vou manter a mídia como expectador para estar conectado às pessoas e atualidade?

Uma boa reflexão!  A gente se encontre no facebook!

Janiara de Lima Medeiros (Jani Medeiros)
Professora universitária
Facebook: www.facebook.com/cursosccpi#!/jani.medeiros
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3544078470911638