Técnicas de Vendas como Estratégia Profissional

O que mantém qualquer empresa é a comercialização de produtos ou serviços.
Num cenário onde temos a cada dia maior quantidade de ofertas, procura, exigências e  oportunidades. Junto a isso , as questões econômicas trazem um quadro de alta competitividade no mercado de trabalho.

Diante de tantas incertezas e concorrência, muitos profissionais acabam por não dar importância a um fator fundamental para o sucesso: a capacidade de comunicar e vender.

Esta habilidade é necessária não só para quem trabalha com a função de vendas. Mas para vender-se também como profissional.

Por exemplo: em uma entrevista de emprego, onde você é um produto que está sendo oferecido e precisa convencer o entrevistador a comprá-lo!

Em uma proposta de negócio, onde precisa apresentar os diferenciais e oportunidades para que sua proposta seja ?comprada?.

É preciso valorizar o marketing e vendas como um conceito fundamental para seu crescimento.

É preciso saber  vender sua imagem, seus produtos e serviços de formanão pelo que você precisa, mas que satisfaçam as necessidades dos seus clientes. E isso é inerente a todas as profissões.

As habilidades de vendas podem ser desenvolvidas com técnicas que o mundo utiliza (e você compra!). Algumas delas são: especializar-se em seu produto/serviço/empresa; utilizar ferramentas de marketing pessoal e rede de relacionamentos para prospectar novos contatos; aplicar técnicas de abordagens eficazes, organizar bem suas apresentações, estrutura bem as perguntas que sejam relevantes para descobrir as verdadeiras necessidades; surpreender clientes; manter ética e valores nos negócios; construir seu sucesso também programando sua mente de forma positiva!

Janiara de Lima Medeiros (Jani Medeiros)
Professora universitária
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